Você nasce com ele !

10-03-2018 10:05

 Você nasce com ele !

"Por que é que não consigo me controlar? Sei o que é certo e o que é errado —apenas, ao que parece, sou incapaz de conseguir o controle necessário!" Este apelo angustiado veio de um jovem negociante que me procurara para orientação. Não era a primeira vez que ouvia essa queixa de uma forma ou outra; na realidade, é uma experiência muito comum.

O Apóstolo Paulo, sem dúvida, sentia o mesmo quando disse... "capaz eu sou de querer o bem, mas não de executá-lo. O bem que deveria praticar, não pratico; mas o mal que não deveria, pratico. Se o que faço é o que não deveria fazer, já não sou mais eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim". (Rm 7.18-20)

Paulo estabelecia uma diferença entre ele próprio e aforça incontrolável dentro de si ao dizer "Não sou mais eu quem o faz, mas sim o pecado que habita em mim". O "eu" é a pessoa de Paulo, a alma, a vontade, e a mente humana. O "pecado" que habitava nele era a fraqueza natural que ele, como todos os seres humanos, herdara de seus genitores.

Todos nós herdamos um temperamento básico dos nossos pais, o qual contém forças e fraquezas. Este temperamento é denominado em termos diversos na Bíblia, "o indivíduo ingênito", "a carne", "o chefe", a "carne corruptível", para citar apenas uns poucos. É o impulso básico do nosso ser que procura satisfazer as suas necessidades. Para compreender satisfatoriamente seu controle sobre as nossas ações e reações, devemos fazer uma distinção cuidadosa entre temperamento, caráter e personalidade, definindo-os.

1. Temperamento

O temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Essas características são coordenadas geneticamente com base na nacionalidade, raça, sexoe outros fatores hereditários. Essas características são transmitidas pelos gens. Alguns psicólogos chegam a insinuar que herdamos mais gens dos nossos avós do que dos nossos pais. Essa seria a causa de algumas crianças se parecerem mais com os avós do que com os genitores. A formação das características do temperamento é tão imprevisível quanto a cor dos olhos, dos cabelos, ou a dimensão do corpo.

2. Caráter

O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como "a essência secreta do coração". É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações. É, algumas vezes, denominado "a alma" do homem, que é composta de cérebro, emoções e vontade.

3. Personalidade

A personalidade é o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos. Freqüentemente, a personalidade é uma fachada agradável para um caráter desprezível ou medíocre. Muitas pessoas, hoje em dia, representam um papel, baseando a sua atuação naquilo que presumem que um indivíduo deva ser, e não no que elas realmente são. Esta é a fórmula para o caos mental e espiritual. É causada pela obediência à norma humana de conduta aceitável. A Bíblia nos diz, "O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração!" e "As fontes da vida têm origem no coração.". A área para mudar-se de procedimento está dentro do indivíduo, e não fora dele.

Em resumo, o temperamento é a combinação de características com as quais nascemos; o caráter é o nosso temperamento "civilizado"; e a personalidade é o "rosto" que mostramos ao próximo.

Uma vez que as características são geneticamente provenientes dos nossos pais e, portanto,imprevisíveis, deve-se observar alguns fatores que influenciam o temperamento. A nacionalidade e a raça certamente têm parte preponderante no temperamento herdado pelo indivíduo. Usamos expressões como "uma nacionalidade excitável", "uma nacionalidade diligente", "uma nacionalidade fria", para descrever o que parece ser aparente.

 

Quando viajava pelo México, como missionário, pude observar diferenças imensas nas tribos que analisei. Os índios Sapotacos me impressionaram favoravelmente. Muitas tribos levavam uma vida indolente, descuidada eindiferente, enquanto que os Sapotacos eram uma tribo muito trabalhadora e freqüentemente de engenhosa capacidade. Em uma das cidades que visitei, dedicavam-se ativamenteao comércio técnico de tecelagem e seu senso de responsabilidade era um contraste chocante com qualquer das observações que pudera fazer nos componentes de outras tribos.

A arte era aprendida, mas a adaptabilidade e o desejo de aprender eram tão genuínos, em toda a tribo, que só poderia ser uma característica herdada.

O sexo da pessoa também afetará o seu temperamento, particularmente no campo das emoções. As mulheres são geralmente consideradas mais expansivas emocionalmente do que os homens. Mesmo a mais insensível das mulheres chora, às vezes, ao passo que há homens que jamais choram.

As características do temperamento, controladas ou não, duram por toda a existência. Entretanto, quanto mais idosos ficamos tanto mais brandas nossas características, severas e inflexíveis, tendem a tornar-se.

 

O indivíduo aprende que se tem de viver em paz com o próximo, é preferível incentivar suas forças naturais e refrear suas fraquezas. Muitos conseguem desenvolver o caráter com êxito e melhorar a personalidade, mas relativamente poucos são capazes de mudar o temperamento. Contudo, isso é